Boas Vindas

Neste cantinho você irá ler, ver e ouvir tudo aquilo que esvrevi, li, vi, ouvi e gostei deveras.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!"
(Anónimo)

ÁGUIA ou VERDE?


Vi há dias – na TV angolana (TPA) – uma publicidade de um hotel no Cunene que se chama “Águia Verde”. Bem podem imaginar vocês o que conversei com os meus botões. Ora, o hoteleiro concerteza que teve um alvo para a inspiração. Como não há águias verdes em parte nenhuma do mundo, então este bossito só poderia estar a referir-se à águia e ao leão. Como não inventou “leão vermelho”, quis acreditar que o parente é benfiquista (entendeu agora aonde eu cheguei nas matutações quando li/ouvi o nome da coisa?). Se é benfiquista, então porque cargas d’água quis ele misturar o Sporting no negócio dele? Atrair possíveis sportinguistas que levam a sério o orgulho de serem adeptos do clube que são e por isso não aceitarem frequentar lugares que cheirem a benfica? Naquela terra um sportinguista pode dar-se ao luxo de “escolher”? Mas outros “se’s” mais pode ser dado à essa criação nominalistica… Seja como for, um dia ainda hei-de perguntar ao dono da coisa se eu estava certo nas minhas especulações.
E por amor de deus, não me venham dizer que isso de cores e coisa e tal os ricos emergente não levam a sério. Ah, lá isso é que levam.
Em 2003, fui contactado por um deputado (por sinal natural do Huambo, mas idealisticamente ligado ao “M” por razões de educação e opção – essas que obrigam o indivíduo a acreditar que neste país só vence quem prova ser do “M”) para criar a logomarca de uma Creche que o dito estava a montar. Vai daí que pensei nas cores do arco-íris para colorir a logo ao que o bom homem disse categoricamente:
– O verde não! Não quero que conotem a minha creche com a Unita?????
E o verde não foi inserido… Essa creche fica lá para os lados da Samba de baixo, em Luanda.
Como vêem, o nome “Águia Verde” também pode dar a pensar que estamos diante de um amigo dos dois maiores clubes portugueses, embora saibamos todos que nisso de imaginação e criação, a cabeça do homem é capaz de até fazer brotar leite das pedras como defendeu o grande poeta angolano José Luís Mendonça num dos seus poemas… que nem cheguei a ler, felizmente, para bem da minha saúde.

BORBOLETAS

Um homem achou o casulo de uma borboleta. E, no dia em que apareceu uma pequena abertura no casulo, ele sentou e observou a borboleta, por diversas horas, enquanto ela se esforçava em forçar seu corpo através daquele pequeno furo. Depois, parecia parar sem fazer nenhum progresso. Parecia que ela tinha chegado até onde podia e não poderia, portanto, ir mais longe.
Então, o homem decidiu ajudar aquela borboleta. Ele pegou uma tesoura e retirou o que restava do casulo. A borboleta assim apareceu facilmente, mas ela tinha o corpo inchado e pequenas asas enrugadas.
Ele continuou a olhar a borboleta, pois ele esperava que, a qualquer momento, as asas crescessem e expandissem para suportar o corpo, que iria contrair-se com o tempo. Nenhuma das duas coisas aconteceram. Aliás, a borboleta passou o resto da sua vida engatinhando com o corpo inchado e as asas enrugadas. Ela nunca conseguiu voar. O que o homem tinha feito, com a melhor das intenções e que ele não pode compreender, foi que o casulo restrito, a luta e o sufoco requerido para sair pela pequena abertura do casulo eram as formas que a natureza tinha feito para forçar o fluido do corpo da borboleta a passar para as asas. Sendo assim, ela estaria pronta para voar assim que ela tivesse se libertado do casulo.
Às vezes as lutas são necessárias na nossa vida. Se Deus nos permitisse passar pela vida sem nenhum obstáculo, nós seríamos "deficientes". Não seríamos fortes o suficiente e nunca poderíamos "voar".
Por tudo isso, lembre-se: Tenha um óptimo dia, uma óptima vida e algumas lutas. Depois "voe"! É necessário. É assim que as coisas precisam ser para que a elas sempre seja dado o exacto valor!

Enviado por Everton – evertos@zaz.com.br

CONTRA O ESFORÇO REPETITIVO

Cuidados preventivos são o melhor remédio para evitar as dores

As lesões por esforço repetitivo são comuns entre pessoas que trabalham com computador e gastam parte da jornada de trabalho a fazer um mesmo movimento incontáveis vezes. Até uma dona de casa que passa muito tempo a cuidar de tarefas domésticas está sujeita às dores musculares que podem ser sintomas do problema. Os primeiros sinais são sensação de peso no músculo, desconforto e pontadas ocasionais. Em estágio mais avançado, a dor causa sensação de formigueiro. Nessa etapa o alívio só vem com algumas horas de repouso. Na fase mais aguda a dor é acompanhada de perda da força muscular. Segundo um ortopedista, o tratamento inclui antibióticos, analgésicos e sessões de fisioterapia. Casos extremos exigem até cirurgia. Antes que isso aconteça, o melhor a fazer é adoptar cuidados preventivos. Os especialistas recomendam pausas no trabalho e alongamento. O ideal é parar cinco minutos a cada hora trabalhada. Há também acessórios ergonómicos e bolinhas de material flexível especiais para exercícios com os dedos. Confira alguns exercícios que auxiliam na prevenção:
· Estique o braço para a frente com a palma da mão para cima. Com a outra mão, puxe os dedos para baixo.
· Abra e feche a palma da mão vária vezes, para fortalecer os dedos.
· Faça movimentos giratórios com a cabeça para os dois lados e depois para a frente e para trás.
· Sentado, eleve a perna, segure o assento da cadeira e gire o pé para os dois lados. Levante os braços, junte as mãos acima da cabeça e alongue o corpo.