Boas Vindas

Neste cantinho você irá ler, ver e ouvir tudo aquilo que esvrevi, li, vi, ouvi e gostei deveras.

domingo, 24 de abril de 2011

17 ATITUDES POR UM MUNDO MELHOR


17 ATITUDES POR UM MUNDO MELHOR

1.    Garrafa térmica com água gelada: logo pela manhã encha a sua garrafa térmica com água ou acrescente cubos de gelo. A água permanecerá gelada e você evitará o abre e fecha da geleira durante o dia.

2.    Não troque tanto de celular: trocar o seu aparelho por um mais moderno, nem sempre é vantajoso. Os fabricantes utilizam derivados de petróleo nas suas peças e baterias, explorando mão de obra barata dos países subdesenvolvidos. Se optar mesmo pela troca, descarte a bateria em postos de colecta adequados.

3.    Coma menos carne vermelha: a criação de bovinos é um dos maiores produtores do efeito estufa, por conta da emissão do gás metano e da quantidade de água potável que se consome. Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água.

4.    Compre um ventilador: esqueça o ar condicionado. Muitas vezes um simples ventilador resolve o problema, gastando 90% menos de energia.

5.    Use lâmpadas fluorescentes: as lâmpadas fluorescentes consomem 60% menos energia do que as incandescentes. A troca reduz a emissão de carbono em 136kg por ano.

6.    Electrodomésticos só de baixo consumo: antes de trocar o fogão ou a geleira, procure o selo do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel), que tem uma economia garantida.

7.    Deixe a geleira longe do fogão: ao colocá-la próxima ao fogão, a dupla consome muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados e com 15cm de distância da parede, no mínimo.

8.    Descongele o refrigerador: o excesso de gelo reduz a circulação de ar frio, aumentando o consumo energético. Novos modelos de geleira consomem a metade de energia dos modelos mais antigos.

9.    Adube as plantas com o lixo orgânico: borra de café, cascas de frutas e legumes são óptimos adubos.

10.  Reduza o uso de embalagem: embalagem gera desperdício de água, combustível e recursos minerais. Leve sempre a sua garrafa plástica na bolsa. Sacolas descartáveis são as grandes vilãs do meio ambientes, pois libertam gás carbónico e metano. Use caixas ou leve uma sacola de pano ao supermercado.

11.  Valorize os produtos da sua região: além de economizar combustível, também estará a auxiliar no desenvolvimento da população local. Os congelados consomem até dez vezes mais energia para serem produzidos. Um conforto que nem sempre vale a pena.

12.  Instale uma válvula no seu autoclismo: a peça tem como função regular a quantidade de água liberada no vaso sanitário. Invista na válvula. A economia você verá na sua próxima conta.

13.  CDs só regraváveis: muito eficiente e barato, os CDs levam cerca de 450 anos para se decompor. E, ao ser incinerados, voltam na forma de chuva ácida. Opte pelos regraváveis.

14.  Modere o abre e fecha da geleira: antes de cozinhar, pense no prato e retire todos os ingredientes da geleira, evitando o abre e fecha e esse maior consumo de energia.

15.  Evite água quente: aquecer a água consome muita energia. Tome banho rápido e use água morna para lavar louças e roupas.

16.  Regue as plantas somente à noite: quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se na evaporação.

17.  Opte pela escada: além de fazer exercícios físicos, você também poupa a energia eléctrica dos elevadores.

Fonte: Revista 7 Dias e Kaneval. Nov/2010

HÁ PROFESSORES E HÁ EDUCADORES


"HÁ PROFESSORES E HÁ EDUCADORES"

MARCAS DE BATOM NA CASA DE BANHO....

Numa escola oficial estava a ocorrer uma situação inusitada.
Uma turma de miúdas de 12 anos que usava batom todos os dias removia o excesso beijando o espelho da casa de banho
O director andava bastante aborrecido porque a senhora da limpeza tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom.
Chegou a chamar a atenção delas por quase 2 meses, e nada mudou, todos os dias acontecia a mesma coisa...
Um dia o director juntou as meninas e a senhora da limpeza na casa de banho, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.
Depois de uma hora falando, e elas com cara de gozo, o director pediu a senhora para demonstrar a dificuldade do trabalho.
A senhora da limpeza imediatamente pegou um pano, molhou na sanita e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho...
"Há professores e há educadores."

Cassessa Ximbuila
(cassessaximbuila@gmail.com)

A RATOEIRA

Preste atenção: os problemas dos outros também podem ser seus

Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e a sua mulher abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira. Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos: “Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa.”
A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:
– Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato repetiu a história ao porco.
– Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se à vaca e repetiu a história.
– O quê Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando a sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia. No escuro, ela não viu que a ratoeira prendeu a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher. O fazendeiro levou-a imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que, para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. O fazendeiro pegou o seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. Como a mulher não melhorou, muitas pessoas vieram visitá-la. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar toda aquela gente.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se: quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.

(Autor desconhecido)

EXEMPLOS DE VIDA


Andrew Carnegie

Empresário escocês (1835-1919), foi responsável pela construção de mais de duas mil bibliotecas em todo o mundo. Defendia a aplicação de grandes fortunas pessoais em benefício da comunidade e o seu projecto tinha como propósito disponibilizar os meios necessários à auto-educação. Na altura em que promoveu a sua ideia ainda eram poucas as bibliotecas públicas existentes no mundo.

u u u

Andrew Carnegie nasceu a 25 de Novembro de 1835 na localidade de Dunfermline, na Escócia. Com apenas 13 anos de idade, mudou-se, juntamente com a sua família, para os Estados Unidos da América, estabelecendo-se na Pennsylvania.

Andrew empregou-se numa plantação de algodão, mas rapidamente enveredou por uma sucessão de trabalhos, desde a Western Union à Companhia de Estradas da Pensilvânia.

Em 1865 demitiu-se do emprego para fundar a sua própria empresa, a Companhia de Aço Carnegie, responsável pelo desenvolvimento desta indústria na cidade americana de Pittsburgh.

Ao longo da sua vida, Andrew Carnegie dedicou-se à empresa que fundou, mas não utilizou a fortuna que conseguiu acumular apenas em proveito próprio. Carnegie é considerado o primeiro empresário que declarou publicamente que os ricos têm a obrigação moral de distribuir as suas fortunas. Em 1889, o empresário escocês escreveu o livro Evangelho da Riqueza, onde defendia que toda a riqueza pessoal que ultrapassasse o suficiente para garantir as necessidades familiares, deveria ser vista como um fundo de confiança a ser administrado em benefício da comunidade.

Aos trinta anos de idade, Andrew Carnegie já tinha começado a doar alguns dos seus fundos rapidamente acumulados. A primeira doação foi feita na sua terra natal, Dunfermline. De seguida criou, nos Estados Unidos, sete organizações filantrópicas e educacionais, incluindo a Corporação Carnegie de Nova Iorque. A Europa foi o passo seguinte.

Um dos maiores interesses do escocês foi a construção de bibliotecas públicas gratuitas, fundadas com o intuito de fornecer a toda a gente os meios para a auto-educação. A ideia surgiu em 1881, nessa altura eram ainda poucas as bibliotecas existentes em todo o mundo.

Carnegie e a sua Corporação gastaram mais de 56 milhões de dólares na construção de 2.509 bibliotecas, espalhadas pelos países de expressão inglesa.

Este programa terminou em 1917, mas a Corporação continua a providenciar o melhoramento dos serviços bibliotecários.

Durante a sua vida, Andrew Carnegie doou mais de 350 milhões de dólares. Morreu em Lenox, Massachusetts (EUA), a 11 de Agosto de 1919.

Sara Raquel Salin