Boas Vindas

Neste cantinho você irá ler, ver e ouvir tudo aquilo que esvrevi, li, vi, ouvi e gostei deveras.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ÁGUIA ou VERDE?


Vi há dias – na TV angolana (TPA) – uma publicidade de um hotel no Cunene que se chama “Águia Verde”. Bem podem imaginar vocês o que conversei com os meus botões. Ora, o hoteleiro concerteza que teve um alvo para a inspiração. Como não há águias verdes em parte nenhuma do mundo, então este bossito só poderia estar a referir-se à águia e ao leão. Como não inventou “leão vermelho”, quis acreditar que o parente é benfiquista (entendeu agora aonde eu cheguei nas matutações quando li/ouvi o nome da coisa?). Se é benfiquista, então porque cargas d’água quis ele misturar o Sporting no negócio dele? Atrair possíveis sportinguistas que levam a sério o orgulho de serem adeptos do clube que são e por isso não aceitarem frequentar lugares que cheirem a benfica? Naquela terra um sportinguista pode dar-se ao luxo de “escolher”? Mas outros “se’s” mais pode ser dado à essa criação nominalistica… Seja como for, um dia ainda hei-de perguntar ao dono da coisa se eu estava certo nas minhas especulações.
E por amor de deus, não me venham dizer que isso de cores e coisa e tal os ricos emergente não levam a sério. Ah, lá isso é que levam.
Em 2003, fui contactado por um deputado (por sinal natural do Huambo, mas idealisticamente ligado ao “M” por razões de educação e opção – essas que obrigam o indivíduo a acreditar que neste país só vence quem prova ser do “M”) para criar a logomarca de uma Creche que o dito estava a montar. Vai daí que pensei nas cores do arco-íris para colorir a logo ao que o bom homem disse categoricamente:
– O verde não! Não quero que conotem a minha creche com a Unita?????
E o verde não foi inserido… Essa creche fica lá para os lados da Samba de baixo, em Luanda.
Como vêem, o nome “Águia Verde” também pode dar a pensar que estamos diante de um amigo dos dois maiores clubes portugueses, embora saibamos todos que nisso de imaginação e criação, a cabeça do homem é capaz de até fazer brotar leite das pedras como defendeu o grande poeta angolano José Luís Mendonça num dos seus poemas… que nem cheguei a ler, felizmente, para bem da minha saúde.

1 comentário:

  1. Pode ser que ele goste do maior campeão brasileiro de futebol: O Palmeiras!

    ResponderEliminar